MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

terça, 30 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Brasil

Pequi em conserva produzido no município de Piranhas é destaque na Feira Nacional da Reforma Agrária

Valtenir Gomes Júnior, do Acampamento Che Guevara, em Piranhas, expôs o fruto durante a 4ª edição do evento realizado em São Paulo, durante o mês de maio

14/06/2023, às 13h06

Valtenir Gomes Júnior, do Acampamento Che Guevara, em Piranhas (Foto: Marcelo Cruz/Brasil de Fato)

O feirante Valtenir Gomes Júnior, do Acampamento Che Guevara, do município de Piranhas, participou da 4ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada em maio, em São Paulo (SP), onde pode comercializar o pequi em conserva produzido por sua comunidade rural.

“Olha o pequi! o melhor pequi tá aqui hein, o pequi de Goiás!”. Nessa interação popular, Valtenir contou um pouco da história do fruto e do local em que ele é produzido.

“Lá [no assentamento] produzimos pequi, apesar de sofremos com o agronegócio, com o desmate. Ele é um fruto do cerrado, um fruto nativo. [Disponibilizamos] totalmente in natura e não vai nada de conservante. Nós produzimos sem agrotóxico”, apresenta o assentado, entre conversas com consumidores com direito a degustação.

A produção em conserva, disponibilizada pela produção do Che Guevara, dispensa os cuidados com os espinhos. “Para fazermos a conserva, não podemos pegar o pequi no pé. A ciência do pequi é colher o pequi no chão, esperar ele cair, porque, caso contrário, ele amarga e a cor fica feia”, explica Valtenir.

Além do gosto, da aparência e da comodidade no consumo, esse processo não abre mão da proposta de alimentação saudável.  “O fruto tem um caroço, e em volta desse caroço ele tem uma polpa. Pegamos uma navalha e cortamos para fazer os ‘bifes’ do pequi”, salienta ao confirmar que o produto não possui nenhum ingrediente nocivo ao organismo humano.

Além de vender, Valtenir deu dicas de consumo do pequi. “Tem várias formas de consumir. Tem gente que faz doce, conserva, no meio do arroz – que é o arroz com pequi de Goiás, o famoso. É o ‘ouro’ nosso do cerrado, para fazer com frango caipira”, explica.

O pequi ganha cada vez mais espaço no gosto da população. Em diferentes estados, é mantido por uma herança cultural da agricultura familiar.

 A feira

A Feira Nacional da Reforma Agrária é realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tradicionalmente no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, na capital paulista. Este ano, o evento nacional de comercialização dos produtos da Reforma Agrária aconteceu entre os dias 11 e 14 de maio, reunindo feirantes de vários estados.

Por Correio Goiano, com informações da Rádio Brasil de Fato

Veja também

PUBLICIDADE