MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quarta, 08 de Maio de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Manchete

“Quanto custa? São 10 Reais”

09/02/2017, às 18h02

Na semana que vi diversas lojas sendo saqueadas, “porque a Polícia não estava nas ruas” no Espírito Santo, essas frases – “Quanto custa” e “São 10 reais” – me trouxeram esperança, para continuar acreditando nos brasileiros.
No salão de cabeleireiro, que frequento há mais de 20 anos, enquanto aguardava a minha vez para ser atendido, vi quando um jovem acadêmico de medicina, que pertence a uma família tradicional de classe média, que vive do trabalho, levantou da cadeira e foi logo perguntando. “Quanto custa”? Na verdade, parece que o estudante já sabia o valor. “São 25 reais”, respondeu o cabeleireiro.
Sem titubear o elegante jovem enfiou a mão na algibeira da calça jeans de onde arrancou dezenas de moedas, umas delas de R$1, as demais de alguns centavos cada e começou a contar até que acabassem todas elas, quando o valor exato foi atingido.
“São 10 reais”, foi a resposta que tive da jovem de 15, quando me entregou uma cópia da chave que havia terminado de confeccionar a meu pedido. Na verdade, eu cheguei a duvidar que ela pessoalmente fosse executar o trabalho, mas o fez em poucos minutos demostrando perícia no assunto.
Valorizar cada centavo adquirido de forma honesta, não querer apresentar ter mais do que de fato possui, adquirir somente aquilo que é capaz de pagar, saber viver cada período da vida de acordo com as condições momentâneas, entender que todo trabalho dignifica as pessoas e que nenhum deles realizado de forma honesta é motivo de vergonha… foram algumas das lições de vida oferecidas pelos dois jovens, que faltaram aos saqueadores do Espírito Santo.
O mais interessante foi observar que os jovens em tela agiram de forma natural, sem saber que estavam sendo observados, não fizeram pensando em receber alguma recompensa ou para evitar punição. Mas lamentavelmente alguns elementos só agem de forma correta (civilizada) visando levar alguma vantagem ou por medo da Polícia.⁠⁠⁠⁠
João Santana é historia­dor, bacharel em direito, marketólogo e editor do Jornal O+Positivo

Veja também

PUBLICIDADE