Prefeito de São Simão é preso em operação que investiga fraudes em licitações e desvio de recursos da saúde
Investigação da Polícia Civil apura suposto direcionamento de contratos, sobrepreço e pagamentos em duplicidade em serviços médicos prestados ao município em 2023
24/06/2026, às 16h06

O prefeito de São Simão, Wallisson Freitas, foi preso nesta quarta-feira (24) durante uma operação da Polícia Civil de Goiás que investiga crimes de desvio de dinheiro público, fraudes em licitações e irregularidades na execução de contratos administrativos relacionados à contratação de serviços médicos em unidades móveis de saúde do município.
De acordo com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP), uma empresa contratada pela prefeitura é suspeita de ter sido beneficiada por possível direcionamento em processos licitatórios, além de praticar sobrepreço nos contratos e incluir em duplicidade a cobrança por consultas e exames.
As investigações apontam que os pagamentos realizados no esquema chegam a aproximadamente R$ 1,3 milhão.
A operação cumpriu mandados judiciais para aprofundar as apurações sobre as supostas irregularidades ocorridas em 2023. Até o momento, a Polícia Civil não divulgou o número de pessoas presas ou o total de mandados cumpridos.
Em nota ao portal G1, a defesa de Wallisson Freitas afirmou confiar na Justiça e declarou que a apuração técnica, imparcial e baseada em provas permitirá o completo esclarecimento dos fatos, ressaltando a presunção de inocência garantida pela Constituição Federal.
A reportagem também buscou posicionamento da Prefeitura de São Simão, mas, até a última atualização desta matéria, não havia recebido resposta.
