MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quinta, 25 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Manchete

Fazendeiros que mantinham trabalhadores em regime análogo a escravidão são detidos em Piranhas

Além das condições degradantes dos operários, três armas e duas motos com a numeração dos chassis raspadas foram apreendidas na sede da propriedade rural

24/01/2018, às 02h01

Fotos: Polícia Militar

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar (PM), na tarde dessa terça-feira (23/01), em uma carvoeira, na zona rural de Arenópolis. Na fazenda cinco trabalhadores, inclusive uma criança de 12 anos, foram encontrados em condições degradantes, morando debaixo de uma lona, parcialmente coberta com palha e dormindo em camas feitas de varas verdes. Além disso, os colchões eram velhos, sujos e rasgados. No local não havia banheiro e nem água tratada.

Na sede da fazenda conhecida como Mata Velha, a PM aprendeu três armas e duas motocicletas com a numeração dos chassis raspadas. Segundo a equipe da Polícia Ambiental que esteve no local os proprietários deverão responder também por desmatamento ilegal e cortes de madeiras de lei.

Embora a propriedade rural fique no município vizinho, todas as atividades comerciais de Antônio Rodrigues de Oliveira, conhecido como Leitão, 74, e seu filho Ronaldo Moraes de Oliveira, o popular Ronaldo do Leitão, 46, são realizadas no município de Piranhas.

As investigações foram determinadas pelo Ministério Público (MP) e realizadas pelo Serviço Reservado da PM. “Nós encontramos uma família morando em condições desumanas. Sem nenhuma estrutura e alimentando mal. O homem trabalhava há 16 anos sem receber, apenas em troca de comida, que é superfaturada pelo patrão. Segundo a vítima, inclusive as cestas básicas doadas pelo MP eram confiscadas pelo patrão e entregues as migalhas” contou um investigador a nossa reportagem.

Saiba mais

Em agosto de 2017, quando o Ministério Público da Comarca de Piranhas tomou conhecimento que um menor trabalhava na carvoeira, não sabia ler e escrever e não frequentava a escola determinou que o Conselho Tutelar averiguasse os fatos.  “Providencia a matrícula da criança em uma instituição de ensino, providencia o transporte escolar e apresente relatório em 15 dias”, determinou.

Em novembro de 2017 a presidente do Conselho Tutelar de Arenópolis, Denisflávia Rosa de Jesus apresentou relatório afirmando que o garoto já frequentava a escola, mas “o baixo rendimento nas atividades se deve ao descaso e a calamidade da moradia da família”. “As condições são as mesmas que encontramos na primeira visita”, reconheceu a conselheira.

Solicitado pelo MP o Centro De Referencia De Assistência Social (CRAS) de Arenópolis, também apresentou relatório confirmando a precariedade da moradia da família. “Um único cômodo de palha, sem cozinha, sem banheiro, sem energia, com uma torneira (não fixada, sobre uma tábua), onde a mesma é usada para banheiro, num ambiente totalmente aberto. No único cômodo ficam as camas de solteiro e casal, feitas de estacas e colchões em cima. No local não tem móveis e as necessidades são realizadas no mato”, concluiu.

Segundo as vítimas, trabalham em troca de comida, sem nenhum acréscimo em dinheiro, além do mais existe um adolescente de 12 anos que não frequenta a escola, que conforme relato “embora o ônibus vai no local, o patrão não quis fornecer os materiais escolares”.

Com os relatórios o MP encaminhou o caso ao Ministério Público Federal (MPF), ainda no mês de outubro, pedindo providencias.

No dia 19 de janeiro de 2018 o MP requereu do comandante da PM local providências para fazer cessar o crime. E segundo informações em off determinou que os proprietários fossem conduzidos a PF de Jataí.

Conduzidos pela PM os homens foram levados a Delegacia da Polícia Civil de Piranhas para que as providências fossem tomadas.

Mais informações em breve.

Veja também

Agita Piranhas acontece neste final de semana, em Piranhas

25/04, às 18h04

A festa acontece neste sábado, dia 27, a partir das 23 horas. Ingressos antecipados podem ser encontrados na Ótica Brasil e na Zero Grau Distribuidora


Sancionada lei que proíbe da presença de menores em eventos que contenham cenas de sexo

23/04, às 09h04

De autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), a matéria foi aprovada em dois turnos


Arenópolis divulga programação dos 42 anos de emancipação

16/04, às 13h04

Prefeitura e Câmara são parceiras na realização da festa que vai de 11 a 13 de maio


Enfermeiro Gerlan realiza atendimentos domiciliares, em Piranhas

10/04, às 17h04

O profissional atua em parceria com o Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde e médicos especialistas que atuam em Goiânia. O trabalho personalizado durante a pandemia da Covid- 19, mas a procura foi crescendo


Empresas que registraram e realizaram pesquisas em Iporá chamam a atenção dos eleitores

01/04, às 13h04

Uma delas, de São Paulo, foi criada há menos de três meses e registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a realização da mesma. A outra, localizada em Goiânia, possui contato com DDD 11, gastou 50% do capital social da empresa na pesquisa, que custou R$ 2.500 mil, e não consta no CNAE a atividade realizada. A dúvida é: a quem interessa essas pesquisas?


Nova linha de cuidados íntimos é lançada em Piranhas

01/04, às 09h04

Com muita atenção aos detalhes, Jamile Ribeiro e Carla Castro apresentam Bella Íntima, marca que chega com quatro produtos para deixar a região íntima mais bonita


PUBLICIDADE