Saneago emite alerta para rio que abastece Piranhas: “Caso não chova, o Agua Limpa irá secar em poucos dias”
Em 2017, reportagem do Jornal O+Positivo já previa: "não existe preservação e as poças de água já recuaram cerca de 1 km nos últimos anos"
16/11/2023, às 14h11

O município de Piranhas, que em 2017, segundo reportagem publicada pelo Jornal O+Positivo, possuía água com fartura, ofertada pelo Córrego Água Limpa, que abastece o município, não vive mais a mesma realidade. Exatamente seis anos após o alerta feito por nossa equipe, que acompanhada do ambientalista Jonas Darck esteve na cabeceira do riacho, a Saneago emite nota oficial: “Caso não chova, o Agua Limpa irá secar em poucos dias.”
O comunicado da empresa responsável pelo abastecimento confirma o que o Jornal O+Positivo já havia dito: a seca no ribeirão se dá por “consequências da degradação ambiental”, como “desmatamento e falta de manejo adequado do solo observados ao longo da cabeceira”.
Na tentativa de garantir o fornecimento de água, a Saneago disse que vai fazer “manobras emergenciais no Rio Piranhas”.
Leia a integra da nota da Saneago:
“Prezados cidadãos do Município de Piranhas.
As consequências da degradação ambiental chegaram ao nosso Ribeirão Água Limpa, de onde é captada a água para ser tratada pela SANEAGO e distribuída a população. O desmatamento e falta de manejo adequado do solo observados ao longo da cabeceira do ribeirão promoveram baixa infiltração de água no solo. Associado a falta de chuvas desse ano, o resultado foi a diminuição quase total dos níveis de água do ribeirão.
Caso não chova, o Agua Limpa irá secar em poucos dias.
Visando o atendimento de todos, a SANEAGO irá fazer manobras emergenciais no Rio Piranhas para não faltar água à população.
Sendo assim, a SANEAGO reitera a importância de não desperdiçar água.”
Leia a reportagem especial produzida pelo Jornal O+Positivo em 2017:
Raios X do Água Limpa aponta que abastecimento hídrico em Piranhas pode ficar comprometido no futuro