Possível servidor “fantasma” da Prefeitura de Piranhas é alvo de denúncia no Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás
Segundo o documento, o homem não estaria exercendo efetivamente as funções para as quais foi admitido
24/05/2025, às 08h05
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) admitiu a apuração de uma denúncia sobre a suposta contratação irregular de um “servidor fantasma” pela Prefeitura de Piranhas. O caso envolve um homem que teria sido contratado em janeiro de 2025 por dispensa de licitação para exercer a função de serviços gerais.
De acordo com a denúncia, apresentada via Ouvidoria do TCM, além da possível burla à exigência constitucional do concurso público, o contratado não estaria exercendo efetivamente as funções para as quais foi admitido. Segundo os autos, o homem estaria atuando como moto taxista durante o horário de expediente, prática supostamente comprovada por registros de pagamento, postagens em redes sociais e imagens anexadas à denúncia.
O valor pago ao servidor também é alvo de questionamento, já que o salário de R$ 2.727,88 seria superior ao previsto para o cargo efetivo de mesma função, estipulado em um salário mínimo. Ainda de acordo com a denúncia, a contratação pode ter sido uma troca de favores políticos, em reconhecimento ao apoio dado pelo contratado à campanha eleitoral do atual prefeito.
O conselheiro relator do processo, Francisco José Ramos, destacou que parte das irregularidades denunciadas já está sendo apurada em outro processo (nº 01239/25), especialmente no que se refere à contratação por dispensa de licitação e ao pagamento superior ao permitido. Com isso, o TCM restringiu a análise deste novo procedimento à possível ausência de prestação dos serviços contratados.
A Prefeitura de Piranhas ainda não de manifestou oficialmente sobre o caso.