MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quarta, 24 de Junho de 2026

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Destaque

Argentina emite alerta após furto de cápsula com Césio-137

Material radioativo desapareceu de um laboratório médico em Rosário e mobilizou autoridades do país

19/06/2026, às 09h06

O governo da Argentina emitiu um alerta nacional de emergência após o desaparecimento de uma cápsula contendo Césio-137 de um laboratório médico na cidade de Rosário. O material estava armazenado em um contêiner de chumbo e seu sumiço foi percebido durante a calibração de equipamentos.

Considerado altamente perigoso, o Césio-137 pode causar graves danos à saúde em caso de exposição. A cápsula desaparecida possui atividade de 103 milicuries (mCi).

As autoridades investigam se houve falha nos protocolos de segurança ou ação criminosa. Imagens de câmeras de monitoramento estão sendo analisadas para ajudar na apuração do caso.

O episódio relembra o acidente radiológico de Goiânia, em 1987, quando uma cápsula com Césio-137 provocou a contaminação de centenas de pessoas, resultando em mortes e sequelas que permanecem até hoje.

Veja também

PUBLICIDADE