Aragarças: 200 quilos de peixe piraíba são apreendidos
A espécie é muito comum na Bacia Araguaia-Tocantins, no entanto, é protegida por lei ambiental e sua comercialização deve seguir parâmetros legais
04/12/2020, às 13h12
Cerca de 200 quilos de peixe, da espécie piraíba, foram apreendidos nesta quinta-feira (3) pela Polícia Militar (PM). A batida ocorreu em um patrulhamento de rotina em um estabelecimento que fica às margens da rodovia BR 158, próximo a Aragarças, município às margens do Rio Araguaia. De acordo com a PM, o local tem licença de funcionamento.
Durante fiscalização, a equipe encontrou 26 filhotes de piraíba no freezer, expostos à venda. A espécie é protegida por lei e não pode ser comercializada ainda filhote. O proprietário do local disse aos policiais que comprou de uma pessoa que passou por ali. O homem foi levado para Delegacia de Polícia Civil de Aragarças junto com os pescados e pode responder por crime ambiental.
Os peixes depois foram destinados a instituições filantrópicas de Aragarças e Barra do Garças (MT), município vizinho.
Pesca predatória
Piraíba é conhecido como tubarão do rio, é um peixe de couro que anualmente atrai milhares de pescadores de todo o país para o Rio Araguaia. É a espécie mais facilmente encontrada na Bacia Amazônica e na Bacia Araguaia-Tocantins, e pode atingir até 2,5 metros de comprimento.
Muitos pescadores optam pela pesca ilegal dos filhotes, pois a carne é mais apreciada. A atividade, no entanto, é categorizada como pesca predatória, pois interrompe o ciclo natural de desenvolvimento da espécie. De novembro à março, ocorre o período do defeso, que é um tempo reservado para assegurar que o pescado se reproduza normalmente.
Com informações do Jornal do Vale / Foto: Reprodução