MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sábado, 04 de Maio de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Manchete

Celg garante que fará as mudanças necessárias e aparelho de raio X poderá ser instalado na unidade hospitalar de Piranhas

Depois de quase um ano de espera por uma autorização de aumento de potência energética no Hospital Municipal para a instalação do novo raio X, administração anuncia que o equipamento deve estar funcionando nos próximos dias

08/01/2018, às 08h01

Foto: Reprodução

O Hospital Municipal Cristo Redentor, em Piranhas, está apto a receber a instalação do novo aparelho de raio X adquirido pela Prefeitura do município há cerca de um ano. O equipamento ainda não havia sido instalado por conta da baixa potência na energia disponível na unidade de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretária Neusa Aparecida Porto Ferreira, solicitou da Companhia Energética de Goiás (Celg Distribuição) a elevação da potência da energia elétrica. O documento que autoriza a mudança foi concedido nesta sexta-feira (5/01).

O problema foi detectado por profissionais que instalariam o raio X na unidade hospitalar. Segundo os técnicos da empresa que forneceu o equipamento, a rede elétrica do hospital deveria possuir uma voltagem de, pelo menos, 112 KVA para suportar o uso do raio X.

A secretária, que assumiu o cargo há uma semana, comemorou a conquista. “Estive na Celg, em Goiânia, e consegui a tão esperada autorização de carga para o hospital, e assim vamos poder ativar o raio X. Depois de quase um ano de espera, em breve vamos inaugurar o nosso equipamento novo”, disse Neusa Aparecida. A expectativa da Prefeitura é que o aparelho esteja funcionando nos próximos dias, uma vez que a autorização já foi entregue aos responsáveis pela alteração.

Uires Nery foi o eletrotécnico que recebeu o documento. Segundo ele, o engenheiro elétrico que vai finalizar o projeto já foi indicado. O próximo passo, conforme informou ao Jornal O+Positivo, é a conclusão do edital, o que deve acontecer em uma semana. “Depois de disso tem que realizar uma licitação para a compra de alguns matérias para a adequação do local e se tudo correr bem, a obra será concluída em 45, 60 dias”, esclareceu. “Somente após esses processos, o local estará liberado para a última vistoria da Celg. Se tudo estiver ok, pode começar a funcionar”, completou.

Aquisição do raio X
O novo equipamento foi adquirido graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Roberto Balestra (PP), que liberou R$ 500 mil para que o município investisse em saúde. O moderno raio X Digital foi compro por R$ 300 mil. O restante dos recusos foram usados para a aquisição de outros equipamentos, como um aparelho de ultrassom 3D, que está em funcionamento desde julho do ano passado.

Veja também

PUBLICIDADE