MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sábado, 27 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Pontes danificadas são reconstruídas em Piranhas

Tráfego de veículos já foi liberado nas três pontes. Estrutura moderna com vigas de concreto pré-moldado era desejo antigo dos transeuntes

04/12/2017, às 00h12

É coisa do passado os frequentes problemas enfrentados por produtores rurais e usuários das estradas vicinais que ligam o município de Piranhas às regiões do Indaiá e da Bucaina. Isso porque as pontes sobre o Ribeirão Indaiá e o Córrego Água Limpa, que eram de madeira, foram substituídas por uma estrutura moderna com vigas de concreto pré-moldado.

As obras foram concluídas e o trânsito já foi liberado para os usuários. Dezenas de produtores rurais e transportadores dependem diariamente das estradas que ligam a cidade às regiões, que estão entre as mais ricas do município.

A antiga ponte de madeira que existia no Ribeirão Indaía media 34 metros e havia sido construída em 1973, pelo então prefeito Eliziário José de Souza. Com problemas estruturais há mais de 15 anos, uma forte enchente em 2013, se encarregou de levar as vigas e o assoalho.

Após várias promessas do Governo do Estado o vice-governador José Eliton assinou a ordem de serviço para a construção da nova ponte no dia 31 de julho de 2015, durante a cerimônia de inauguração do Centro Administrativo Orlando Leite Ferreira. Mas a obra nunca saiu do papel.

A nova ponte só foi construída graças a uma parceria, firmada em março de 2017, entre a Prefeitura de Piranhas, os produtores rurais da região, Sindicato Rural de Piranhas e Cooperativa Mista do Vale do Rio Piranhas (COMVAPI). “O problema é antigo, por isso buscamos uma solução

definitiva. Foram várias viagens à Goiânia, diversas reuniões com a sociedade organizada em busca de solução, para que finalmente pudéssemos entregar mais esse serviço. É importante dizer que só alcançamos esse objetivo graças às parcerias”, reconheceu o prefeito Eric de Melo.

 

Segundo o engenheiro responsável pelos projetos, Mayke Rhamer, “há quatro meses os operários trabalhavam para concluir a construção da estrutura da nova ponte sob o Córrego Indaiá, agora com extensão de 26 metros”.  Já a ponte “sobre o Água Limpa, com extensão de cinco metros, na mesma região, foi erguida em apenas cinco dias”.

 

Ponte da GO-188 também foi reconstruída

Outra ponte importante que foi liberada na última sexta-feira (1º/12) fica na GO-188, no Córrego Água Limpa, na saída para Doverlândia, próximo à AABB. Com 12 metros de extensão, foram necessários 60 dias para concluir a obra, com toda estrutura de concreto.

Os recursos vieram da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). A solicitação foi feita pelo prefeito Eric de Melo, durante a visita da caravana do Governo Goiano, com o Programa Goiás na Frente, no dia 11 de julho de 2017, em Piranhas.  “Agradeço ao presidente da Agetop, Jayme Rincón, que honrou o seu compromisso conosco, trazendo essa importante obra para o nosso município”, comemorou o prefeito Eric de Melo.

Há mais de cinco anos a antiga ponte, também construída nos anos 70, pelo ex-prefeito Eliziário José de Souza, apresentava problemas.

 

Leia também:

Ponte do Rio Água Limpa passa por reforma na estrutura

Prefeitura libera trânsito sobre ponte na GO-188

 

Veja também

PUBLICIDADE