MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quarta, 01 de Maio de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Piranhas cria Plano de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental

Documento elaborado por técnicos do SEBRAE e lideranças do município estabelece 15 ações prioritárias, divididas nos três eixos, a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos

12/02/2017, às 12h02

Uma parceria entre a prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (SEBRAE-GO), levaram ao Município de Piranhas a Semana do Desenvolvimento Municipal Sustentável. O encerramento do projeto que iniciou no dia 6 foi na tarde dessa sexta-feira (10) no auditório da Câmara Municipal com a presença de diversas autoridades do estado e região.

Durante a semana técnicos do Sebrae e lideranças municipal reuniram para discutir as principais potencialidades, problemas e possíveis soluções para o desenvolvimento do município nos próximos quatro anos. (Confira as principais prioridades levantados no final da matéria).

Ao assinar o documento, o vice-governador José Eliton, afirmou que o Plano de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental realizado em Piranhas será estendido a todos os municípios goianos. “Esse projeto piloto vem para ajudar o prefeito a fazer uma gestão profissional, a dar melhor qualidade de vida a população e o governo de Goiás apoia essa iniciativa, não somente em Piranhas, mas em todo o estado. Esse ambiente nos enche de esperança, pois prepara a economia local, para aqueles que querem empreender, que querem investir. Nos próximos trinta dias, no mês de março, estaremos aqui novamente para discutir com o prefeito e os vereadores a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento desse município”, garantiu.

No mesmo tom, o senador Wilder Morais destacou a importância do planejamento para conquistar novos investimentos. “Parabéns Eric, fico feliz em poder ter colaborado para que esse planejamento tornasse realidade durante essa semana, tenho certeza que os resultados virão em breve. O empresário gosta de ver a organização do município para realizar investimentos”, assegurou o parlamentar.

Para o prefeito Eric da Silveira “o objetivo maior da Semana de Desenvolvimento foi sensibilizar e mobilizar a população do Município de Piranhas para o novo ciclo de desenvolvimento humano, socioeconômico e ambiental”. “Portanto, acredito ter despertado e permitido a expressão de sentimentos individuais e grupais, tendo alcançado resultados positivos”, avaliou.

O prefeito lembrou ainda que esse “é um projeto inacabado”, onde apenas as primeiras ações foram construídas. “Agora é estabelecer cronograma de audiências periódicas com o grupo, para mensurar a evolução de cada ação e responsabilizar cada ator e agente em suas obrigações assumidas”, pontuou.

Sobre a viabilidade econômica do plano a ser implantado Dr. Eric mostrou-se otimista. “As propostas prioritárias precisam ser contempladas com recursos orçamentários da Prefeitura, buscando, de forma planejada, recurso da União e do Governo do Estado de Goiás, o qual no início de março definirá o quantitativo ao nosso Município, recursos de emendas parlamentares como do senador Wilder Morais, deputado federal Roberto Balestra, deputado estadual Virmondes Cruvinel e de recursos de convênios, acordos de cooperação técnica e financeira com diversos organismos internacionais e nacionais. E, também, de instituições como a SUDECO, SEBRAE, SENAR, FUNDATER, EMATER, FIEG, FAEG, entre outras instituições estratégicas”.

O prefeito recordou ainda que o governador Marconi Perillo “sinalizou positivamente”, em audiência realizada durante a semana sobre a liberação de recursos para atender as prioridades do município. “Já temos o autorizo do governador, esperamos a liberação para o próximo mês, para iniciarmos a pavimentação e recapeamento asfáltico das principais ruas e avenidas da cidade. Esperamos também finalizarmos a obra do aeroporto e implantarmos um entreposto do CEASA em nosso município”, respaldou.

O executivo piranhense concluiu dizendo que “a sociedade começará a sentir os efeitos desse planejamento imediatamente, já que alguns projetos dependem apenas de direcionamento e de serem colocados como prioridade. Os demais a partir do segundo semestre”, finalizou Eric.

Para o gerente do Sebrae Goiás, Augusto de Araújo, “a elaboração coletiva do plano, com foco nos eixos do desenvolvimento social, econômico e ambiental mostra a responsabilidade das lideranças piranhenses com o desenvolvimento do município”.

Construção do Plano

O Plano de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Piranhas foi construído coletivamente, por representantes dos diferentes segmentos da comunidade do município, durante a Semana do Desenvolvimento. Além de mobilizar lideranças e poder público na definição das prioridades, a construção do projeto, a partir da metodologia aplicada pelo Sebrae, estabelece na cidade uma estrutura de governança capaz de acompanhar a execução de tudo o que foi planejado.

O fórum contou com palestras, oficinas e reuniões técnicas para a formatação do documento final, resultante das discussões com a comunidade. Nos dias que antecederam o fórum, os técnicos do Sebrae e do poder público local realizaram reuniões no Centro Administrativo Orlando Leite Ferreira, no Sindicato Rural e no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego).

Mais lideranças presentes

Representante do deputado Federal João Campos, Thiago Campos, deputado estadual Virmondes Cruvinel. Prefeitos de Diorama (Valéria Ferreira), Aragarças (José Elias), Bom Jardim, Iporá (Naçoitan Leite), Ceres (Rafael Melo), Carmo do Rio Verde (Delson Santos), Arenópolis (Flavio Jr), Amorinópolis (Silvio Isac), Baliza (Fernanda Nolasco) e vereadores das respectivas cidades. Vários ex-prefeitos: João Gomes (Anápolis), Olivar Jr (Firminópolis), Paulo Carneiro (Rialma), Marco Aurélio (Aragarças), André Ariza (Piranhas) e Nenzão (Campinaçu).

Ações e prioridades

– Plano de Fomento ao Turismo Rural, inicio 1º trimestre de 2017, tem como objetivo gerar empregos, consciência ambiental e reter o homem no campo.

– Legalizar e capacitar o informal, 1º trimestre de 2017,      visa dar garantias às pessoas que trabalham na informalidade.

– Zoneamento econômico e reforma fazendária, 2º trimestre de 2017, visa adequar o uso do solo urbano e rural.

– Estimular o associativismo e o cooperativismo, 4º trimestre de 2017, além de apoiar a agricultura familiar, fortalece a produção e organiza as demandas urbanas.

– Plano de ações para a zona rural, 4º trimestre de 2017, reforma de estrada, pontes…

– Municipalização do meio ambiente, 2º trimestre 2018, criação de uma Secretaria do Meio Ambiente, Superintendência de Turismo e Meio Ambiente.

– Elaboração do Plano de Saneamento Básico, 1º trimestre de 2017, focado na saúde com mobilização da Funasa, Saneago.

– Programa de educação ambiental, 2º trimestre de 2017.

– Consórcio de destinação final de resíduos sólidos, 3º trimestre de 2018, atender a exigência legal dos municípios da região.

– Criação de uma unidade de conservação ambiental, 3º trimestre de 2017, melhorias ambientais e viabilizar o ICMS ecológico.

– Melhoramento a infraestrutura das escolas, 2º trimestre de 2017, educação de qualidade traz saúde de qualidade.

– Criação do consórcio regional de médicos especialistas e logística humanizada, 1º trimestre de 2018, evitar que o paciente tenha que se deslocar para os grandes centros.

– Criação da Guarda Municipal, 4º trimestre de 2017, complementar o sistema de segurança administrativamente e disciplinar o trânsito.

– Criação da Secretaria do Esporte,   2º trimestre de 2017, desvincular de uma secretaria muito abrangente e focar nas diversas modalidades esportivas.

– Fiscalização e transparência dos programas de habitação, 1º trimestre de 2017, adequação do público que realmente necessita.

O Plano do Desenvolvimento completo pode ser acessado em Prefeitura Municipal de Piranhas GO

Veja também

PUBLICIDADE