MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quarta, 24 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Saúde

Professora aposentada vai criar Associação de Combate ao Câncer em Piranhas

Piranhense Janete Ribeiro e parceiros fornecerão, de forma gratuita e independente, suporte às pessoas que possuem a doença e residem no município

15/01/2018, às 17h01

Depois de lutar contra o câncer por oito anos e enfrentar dificuldades na realização do tratamento, a professora Janete Ribeiro decidiu procurar ajuda e criar uma Associação de Combate ao Câncer em Piranhas (ACCP). O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, dando apoio como a conscientização do exercício do direito e da cidadania, garantindo os medicamentos necessários, entre outras ações.

A piranhense aposentada fez um levantamento e acredita que a iniciativa deve beneficiar inicialmente cerca de 30 pessoas que possuem a doença e estão em tratamento em Piranhas. “É muita gente que enfrenta essa doença terrível e ajudar essas pessoas é uma questão humanitária que devemos assumir”.

Para criar a Associação sem fins lucrativos, Janete buscou ajuda com os membros da já existente Associação de Combate ao Câncer de Iporá (ACCI), principalmente no que está relacionado à parte burocrática. “A visita à ACCI foi proveitosa e esclarecedora e ver a disposição com que eles têm ajudado as pessoas desconhecidas me motivou mais ainda”, ponderou Janete.

Ao falar de sua iniciativa para os piranhenses, a professora aposentada também está conseguindo parceiros, afinal o câncer é uma doença que já marcou, de alguma forma, a vida de todos. Vereadores, contadores, advogados, empresários e a comunidade em geral estão dando as mãos em favor do projeto idealizado por Janete.

Com experiência em participar da organização de ações solidárias como o primeiro Leilão Direito de Viver, realizado no mês passado, em Piranhas, o presidente da Câmara, Uerlei Neves, juntamente com os demais parlamentares, se prontificaram em ajudar a Associação. “Partido político não tem importância quando o assunto é saúde. Minha mãe foi vítima do câncer e tenho mais familiares que lutam pela vida contra a mesma doença. Essa iniciativa terá o meu apoio como pessoa e como cidadão e meus colegas do legislativo assumirão a causa comigo indiferente de questões partidárias”, enfatizou.

O vereador Fernando Lizardo também se dispôs a apoiar o grupo. “A ACCP tem todo o meu apoio como enquanto ser humano. Atitudes como essas provam o quanto o ser humano é bom”.

Em entrevista ao Jornal O+Positivo, Janete relembrou, emocionada, o início do tratamento enfrentado por ela. “É triste quando nos deslocamos para tão longe para tomar a quimioterapia e, fracos, não temos onde descansar. Eu sofri e já vi tanta gente sofrer durante o tratamento, muitos sem nenhum acompanhante sequer”, disse.

Janete disse ainda “que lutará para conseguir um local onde os piranheses possam se hospedar sem custos para dar continuidade ao tratamento com dignidade e preservando seus direitos sem tantas burocracias”.

Veja também

PUBLICIDADE