MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

sexta, 19 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Cidades

Parabéns Baliza!

Aniversário de 81 anos de emancipação política e conquistas do município! Cidade verde, que surgiu da riqueza do garimpo, em busca das pedras preciosas

27/10/2017, às 11h10

Além de desfrutar as riquezas do Rio Araguaia os moradores de Baliza, 439 km de Goiânia, vivem um estilo de vida tipicamente interiorano, sem as pressões dos grandes centros. A cidade que completa 81 anos hoje (27/10) tem apenas 3.714 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas é um dos municípios goianos com maior número de belezas naturais.

Povo humilde, acolhedor, de hábitos simples, acostumados a viver do garimpo e da pesca, atividades responsáveis pelo surgimento do Povoado em 1924. O nome Baliza veio em decorrência da existência de uma pedra, de 5 metros de altura, no meio do Rio Araguaia, que banha a região.

Nos anos 20 e 30 do século passado, auge do garimpo na região, mais de 2000 quilates de pedras preciosas foram retiradas das principais frentes de extração. Loca da Ponta da Serra, João Velho, Pacu, Praia Rica, Deixado, Lua, Carreira Comprida, Pedra do Zé Dias, Pedra da Baliza, Poço dos Alemães foram alguns dos pontos mais disputados pelos garimpeiros.

As principais famílias que vivem no município e desfrutam de suas belezas são os Almeida, Andrade, Araújo, Assis, Aviz, Ayres, Arbués, Batista, Barbosa, Barroso, Bezerra, Bilego, Bosaipo, Brito, Caetano, Campos, Cardoso, Carmo, Carvalho, Castro, Cláudio, Conceição, Côrtes, Costa, Coutinho, Cruzeiro, Damasceno, Da Silva, Dias, Domingos, Duarte, Durães, Duques, Evangelista, Frades, Feitosa, Félix, Fernandes, Figueredo, Fortaleza, Freitas, Gomes, Gonçalves, Iarocheski, Itacarambi, Jacarandá, Jacobson, Junqueira, Jesus, Laborão, Leite, Liberato, Lima, Lisboa, Lopes, Lourenço, Luz, Macedo, Machado, Magalhães, Martins, Marques, Matos, Mendonça, Melo, Miranda, Montalvão, Moraes, Moreira, Naves, Nery, Neves, Nunes, Oliveira, Paiva, Parreira, Paraguassú, Paula, Pereira, Pinheiro, Porto, Rezende, Régis, Reis, Ribeiro, Roberto, Rocha, Rodrigues, Rohden, Rosa, Sá, Saggin, Santana, Santos, Segurado, Silva, Siqueira, Soares, Sousa, Souza, Tapity, Tavares, Torres, Timo, Trindade, Valadão, Vasconcelos, Vanderley, Varjão, Veloso, Viana, Vicente, Vieira, Vilela, Xavier, Zanão, Zaratine… Parabéns!

Veja também

Arenópolis divulga programação dos 42 anos de emancipação

16/04, às 13h04

Prefeitura e Câmara são parceiras na realização da festa que vai de 11 a 13 de maio


Jovem é morto com vários tiros na porta de sua casa

16/04, às 09h04

Crime aconteceu em Arenópolis e causas ainda não foram inexplicadas


Júlio da Ferragista é o pré-candidato a vereador em Rio Verde que tem o apoio do Ministério Vila Nova

16/04, às 11h04

O presidente da instituição religiosa, pastor Josué Gouveia, e o presidente da Emater e primeiro suplente de deputado federal, Rafael Gouveia, já anunciaram que a igreja terá somente um candidato a vereador no município


Piranhas sedia Encontro do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

15/04, às 11h04

Evento contou com a participação da presidente nacional dos profissionais e palestras, como da advogada Silvana Alves


Enfermeiro Gerlan realiza atendimentos domiciliares, em Piranhas

10/04, às 17h04

O profissional atua em parceria com o Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde e médicos especialistas que atuam em Goiânia. O trabalho personalizado durante a pandemia da Covid- 19, mas a procura foi crescendo


Empresas que registraram e realizaram pesquisas em Iporá chamam a atenção dos eleitores

01/04, às 13h04

Uma delas, de São Paulo, foi criada há menos de três meses e registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a realização da mesma. A outra, localizada em Goiânia, possui contato com DDD 11, gastou 50% do capital social da empresa na pesquisa, que custou R$ 2.500 mil, e não consta no CNAE a atividade realizada. A dúvida é: a quem interessa essas pesquisas?


PUBLICIDADE