MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

terça, 23 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Opinião

ADVOGADO – ARQUITETO DE SONHOS

Advogado, cujo termo[1] “deriva do latim ad-vocatus, ou seja, aquele que é chamado em defesa”.

11/08/2016, às 22h08

Jose de MiratanAdvogado, cujo termo[1] “deriva do latim ad-vocatus, ou seja, aquele que é chamado em defesa”.

O advogado com atuação na arte da advocacia, no exercício de contribuir para a realização da Justiça, com desempenho aprimorado pelo tempo e pela dinâmica da Ciência do Direito vem de séculos passados. Sua importância chegou aos dias atuais, cuja indispensabilidade reconhecida e estampada pelo art. 133 da Constituição Federal.

O advogado é como artesão, arquiteto que concorre com seu ofício para dar forma, contornos, nas histórias de vida às vezes sofrida, humilhada, cansada e desprezada.

Nessa busca incessante pela aplicação do Direito e da Justiça, o advogado tem como nobre missão de contribuir para solucionar conflitos, realizar sonhos, construir a cidadania, buscar o equilíbrio social, novos caminhos, esperanças.

O advogado ao terminar mais um dia de labor, olha para trás e observa a construção de uma peça, de sua arte, por um momento, indaga inquieto, insatisfeito com algum detalhe, revisa e ajeita. Para e admira, contempla o trabalho, sente honrado e realizado. Assim, prossegue nesta estrada do trabalho e da ética na busca da perfeição.

O advogado é um eterno intercessor, insistente, postulante de direitos, liberdades e sonhos, a voz do oprimido, aflito, renitente, injustiçado. Segundo RAITANI2  “Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado. Nelas se encerra, para ele, a síntese de todos os mandamentos.” Ao alcançar uma conquista, encerrar um trabalho para ser eternamente lembrado ou esquecido.

Nessa grande e sublime missão, o advogado por muitas vezes é incompreendido. Contudo, o mister desse operador do Direito é desafiador, atraente, instigante, motivador, indispensável e diferente de todos.

Nesse propósito profissional, o advogado é como um sacerdócio, no trabalho obstinado, ininterrupto, desafiante, mas prazeroso, na defesa de propósitos e pleitos de outros, que por amor a profissão, às vezes inevitável que pense, acredite que esses sonhos, lutas e conquistas, também, são seus.

No esforço  de trilhar pelo caminho da ética e  orientação de Deus determinado em busca do alvo que é contribuir para a implementação do DIREITO e da JUSTIÇA, na esperança de que seja esse um dos caminhos capazes de nos levar a realização profissional.

                           José de Miratan Borges/agosto/2016

[1] – TAKEDA, Tatiana de Oliveira

A origem e missão do advogado. In Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 75, abr. 2010. Disponível em: < http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7667. />.Acesso em 03 de agos.2016.

 

2 – RAITANI, Francisco, 1897-1971

Prática de processo civil/ Francisco Raitani – 13ª ed. rev. e atualizada nos termos do novo Código de processo civil/ por Felício Raitani Neto, Carlos Raitani, Milton de Oliveira Condessa – São Paulo: Saraiva, 1983 p. 3.

O autor é advogado militante, especialista em Direito Público e Professor Licenciado em História.

Veja também

PUBLICIDADE