MENU

JORNAL O+POSITIVO - FUNDADO EM 2004

quarta, 24 de Abril de 2024

É FÁCIL VER A DIFERENÇA, COMPARE!

PUBLICIDADE

Notícias

300 mil pessoas devem usar Carteira de Trabalho Digital em Goiás, estima SRTE

Seguro desemprego web também está entre os serviços oferecidos pela plataforma

24/11/2017, às 08h11

  O Ministério do Trabalho lançou na última terça-feira (21) uma plataforma tecnológica que possui três aplicativos gratuitos e disponíveis para qualquer cidadão: a Carteira de Trabalho Digital, o Seguro Desemprego Web e o Sinr fácil 2.0. O superintendente regional do trabalho, Degmar Pereira, estima que a economia de recursos gerada vai ser de 30% e que, apenas em Goiás, 300 mil pessoas devem usar a nova tecnologia.

A Carteira de Trabalho Digital possibilita que o usuário solicite a primeira ou segunda via do documento e acesse todos os seus vínculos empregatícios anteriores. Degmar explica que os dados são do trabalhador, o aplicativo vai apenas facilitar o acesso ao mesmo.

O superintendente destaca que o aplicativo não vai substituir a Carteira de Trabalho física que vai continuar sendo emitida normalmente. “A plataforma é para facilitar e não tomar o lugar do documento. Por exemplo, quem vai procurar um emprego precisa da relação de vínculo empregatício, ao invés de procurar o Ministério do Trabalho para isso, tem acesso imediato”, esclarece.

O Seguro Desemprego Web permite o preenchimento do formulário pela internet. Após informara seus dados, o usuário recebe os documentos do Ministério do Trabalho e pode usufruir do benefício.

O Sine fácil já existia, mas passou por uma reformulação. A novidade, segundo Degmar, é que agora quem estiver precisando de emprego pode procurar por vagas e agendar as entrevistas pelo próprio aplicativo. Na plataforma é possível escolher a cidade e o cargo em que deseja atuar.

O superintendente ressalta que esses serviços não vão deixar de ser ofertados e que, quem desejar, pode procurar o Ministério do Trabalho. No entanto, os aplicativos diminuem a burocracia e os gastos, além de tornar o processo mais fácil para o trabalhador.

 

Fonte: Mais Goiás

Veja também

PUBLICIDADE